janeiro 23, 2018

PLANEJAMENTO DE SUCESSO / SUCESSFUL PLANNING

Estamos em 2018. Para professores, um mês onde iniciamos planejando, planejando e planejando.
Mas muitos professores me perguntam: Como fazer um planejamento de sucesso? Como evitar possíveis problemas como não finalizar o material didático, não cumprir com os prazos, atrasar ou adiantar demais um conteúdo com uma determinada turma, enfim!


Hoje será o primeiro post de uma série sobre como fazer um planejamento de sucesso. Seja você professor particular, de escolas regulares ou cursos, essas dicas vão ajuda-lo.


PARA INÍCIO DE CONVERSA...

Levante dados!

Reúna o máximo de informações possíveis. Este será um período de estudo. Entenda o aluno, o local e principalmente o material didático, se houver, período disponibilizado aos projetos, quantidade e tempo das aulas, quantidade de alunos por cima e etc.

Use a matemática ao seu favor!

Planeje o seu ano com uma conta básica. Sem esta conta inicial, fica difícil saber onde iniciaremos e para onde iremos. Veja a formula abaixo.

Total de páginas a serem trabalhadas ÷ número de aulas por ano = mínimo de páginas que poderão ser desenvolvidas por aula.

(O número de páginas aqui poderá ser substituído pela quantidade de projetos ou tópicos abordados)

E porque o mínimo número de páginas? Esta é a melhor forma de distribuir o conteúdo durante o ano letivo. 

Agora você já tem informações suficientes para iniciar o seu planejamento de sucesso!

Rascunhe!

Neste ponto é necessário rascunhar com todas as informações em mãos. Raramente o número de páginas encontrado no cálculo encaixará perfeitamente numa sequência pedagógica. Faça os ajustes necessários e utilize a quantidade de páginas que julgar mais pertinente. 
Não esqueça! Retire de suas aulas disponíveis, todos os feriados e momentos que não serão aula efetivamente como provas, revisões, celebrações, eventos da instituição e etc. 

Finalize e bom trabalho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário