agosto 02, 2009

Prorrogação de recesso escolar vale também para professores

28/07/09 - 17h52 - Atualizado em 28/07/09 - 18h10

Prorrogação de recesso escolar vale também para professores, diz secretário
Aulas só serão retomadas em 17 de agosto em São Paulo. Escolas terão que adequar calendários para reposição.
O secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza, afirmou na tarde desta terça-feira (28) que a prorrogação do recesso escolar por causa da nova gripe vale também para os professores da rede estadual de ensino. As aulas só serão retomadas no dia 17 de agosto.

“É o recesso escolar. A direção e a secretaria precisam estar funcionando, mas os professores não precisam comparecer nas escolas neste período”, afirmou. Além das escolas, as universidades estaduais - USP, Unicamp e Unesp - também adiaram a volta às aulas para agosto por causa da doença. No estado, 27 mortes relacionadas à doença foram confirmadas no estado.Por recomendação da Secretaria de Estado da Saúde, os 5,3 milhões de alunos de ensino fundamental e médio voltarão às aulas em 17 de agosto. Segundo o secretário, cerca de 20% das escolas estaduais tinham retomado as atividades na semana passada e nesta segunda-feira (27). Paulo Renato determinou que elas fossem suspensas.

“Não nos compete julgar, nós não temos aqui na Secretaria da Educação capacidade técnica de ter uma opinião diferente da dos órgãos de saúde”, afirmou. A orientação sobre o adiamento da volta às aulas chegou nesta terça-feira (28/07), através de um ofício enviado pelo secretário Estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. Paulo Renato Souza disse que não é possível prever novas prorrogações. “Não tenho bola de cristal”, afirmou. As escolas terão que adequar os calendários para cumprir os dias exigidos por lei. “Nós temos a legislação a cumprir, que prevê 200 dias letivos. Em função dessa interrupção, as escolas terão que se programar para cumprir a legislação”, disse o secretário. Segundo ele, serão suspensas também atividades de fim de semana do programa Escola da Família. A secretaria diz que tem cartazes prontos com orientações sobre a doença que serão colocados em todas as escolas estaduais. Além disso, cartilhas com informações para alunos e pais estão sendo elaboradas.


Escolas particulares
O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (SIEEESP) recomendou na tarde desta terça que as escolas particulares também adiem a volta às aulas até o dia 17 de agosto. Entretanto, muitas das escolas particulares já retomaram as atividades nesta semana. Tanto a secretaria quanto o sindicato não têm poder para obrigar que a determinação seja cumprida pelos colégios de São Paulo. Cada entidade terá que definir se seguirá a orientação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário