agosto 20, 2009

ACTIVITIES - VERY YOUNG LEARNERS

Olá Pessoal,
O post de hoje traz algumas dicas de atividades para trabalhar Shapes, mas pode ser utilizadas com qualquer outro tema!
* Com os alunos muito pequenos (02 e 03 anos) explore uma forma/palavrinha de cada vez.
* Peça que os alunos contextualizem a forma fazendo a forma com os dedos, desenhando no ar, com o corpo. Usar uma corda e fazer a forma no chão para que eles andem em cima também é uma ótima idéia e uma brincadeira divertida (ou fita crepe).
* Faça um passeio pela escola procurando por objetos que tenham a/s forma/s que estão sendo trabalhadas. Por exemplo, os brinquedos do parque, as janelas, as portas, enfim ... neste momento é ótimo para fazer uma revisão das cores.

* Recorte papéis ou pedaços de EVA das formas e peça para que os alunos (04, 05 anos), façam desenhos com as formas que tem. Para um sorvete pode se usar 1 circle e 1 triangle.

* Explore as formas geométricas de pinturas de artistas famosos (amplia o acervo cultural do aluno, interdiciplinariedade com artes).

* Que tal um pic nic de shapes. Sim, isso mesmo! Muito simples de fazer. Peça para que os alunos, ou você mesmo leve para escolas alimentos com as formas que os alunos estão aprendendo: circle (bolacha maria, bolachas recheadas em geral) square (cream cracker), rectangle (wafers), triangle (Bon Gouter parmesão) ... ou as que encontrar ... peça que os alunos experiemente e somente falem o nome dos alimentos como se fossem shapes (I want a circle please) ...
* As shapes também podem aparecer com o tema FACE, os alunos podem montar uma grande FACE (circle - face, square -eyes, triangle - nose, rectangle - mouth, ears - any shape).

Essas são poucas das dicas que podem ser utilizadas com o tema SHAPES ... além disso é possível explorar as cores, os números, as estruturas Can you make a shape, Is this a ... , Is it big or small?, What color is this? What shape is this? Can you find a circle? entre outros ...
Thanksss!!!

2 comentários:

  1. Olá Teacher Carol!

    Eu sou professora de Ed Infantil de primeira viagem. Descobri seu blog há pouco tempo por uma comunidade do orkut. Estou amando seus posts. Este post em espcial com atividades sobre shapes está excelente, são mtas e mtas dicas. Espero q com minha experiência eu possa contribuir para seu blog tb.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Adorei seus posts. Trabalho com crianças do 1º ao 3º ano e preciso sempre levar atividades diferentes para chamar a atenção. gostei muito de algumas mostradas aqui.

    ResponderExcluir